SEIS FATOS SOBRE HERANÇA DE FAMÍLIA QUE VOCÊ DEVE SABER

A sucessão testamentária ocorre por disposição de última vontade (testamento). Havendo herdeiros necessários (cônjuge sobrevivente, descendentes ou ascendentes), o testador só poderá dispor de metade da herança (art. 1.789 do código civil). A outra metade constitui a ?legítima?, assegurada aos herdeiros necessários. Se o testador for casado sob o regime da comunhão universal de bens (art. 1.667 do código civil)) o patrimônio do casal será dividido em duas meações e a pessoa só poderá dispor da sua meação.

  • E se a pessoa não tiver herdeiros, para onde vai a herança?

Se o falecido não tem herdeiros nem deixou testamento, a herança ficará em poder do Estado.

  • O regime de bens do casamento influencia a herança do viúvo (a)?

Sim. Se o regime escolhido for o da comunhão parcial de bens, o cônjuge sobrevivente tem direito à metade do que foi adquirido durante o casamento (meação) e à parte do que foi adquirido ou herdado antes do casamento (que é a herança propriamente dita). Cada regime tem suas peculiaridades no que diz respeito à sucessão. A única exceção é quando o falecido não possui descendentes nem ascendentes. Nesse caso, só o cônjuge herda tudo, independentemente do regime de bens.

  • Quais são os direitos dos sogros, noras, genros, enteados?

Este grupo, que recebe o nome de ?parentes por afinidade?, não está incluído na herança ? a menos que o falecido tenha deixado um testamento no qual eles são beneficiados. Se não deixar, eles não recebem nada. Isso é válido inclusive nos casos em que o falecido não tem nenhum outro parente além dos enteados, por exemplo. A única forma de garantir que eles recebam alguma coisa é por meio de testamento.

  • Filhos adotivos são herdeiros?

A Constituição Federal de 1988 extinguiu toda e qualquer diferença entre filhos. Se a adoção foi feita conforme determina a lei, os adotivos possuem os mesmos direitos que os filhos biológicos no que diz respeito à herança.

  • Pessoas divorciadas têm direito à herança do ex-cônjuge?

Se a sentença do divórcio já foi publicada e a partilha dos bens do casal já foi feita, o ex-cônjuge não tem direito à herança.

  • Herança na União Estável?

Se a união estável for comprovada, o companheiro sobrevivente tem direito à parte do que foi adquirido durante a união. Porém, embora o artigo 1.725 do Código Civil estabeleça que na união estável, salvo contrato escrito entre os companheiros, aplica-se o regime da comunhão parcial de bens, o fato é que existem exceções no que diz respeito à sucessão.

No caso do regime da comunhão parcial de bens, na ausência de outros herdeiros necessários (descendentes e ascendentes), o cônjuge herda tudo. Mas o mesmo não se aplica à união estável. Nesse caso, o companheiro sobrevivente só será o único herdeiro quando o falecido não tiver parentes sucessíveis (incisos III e IV do artigo 1.790), o que inclui, além dos herdeiros necessários, os colaterais até o quarto grau (irmãos, tios, sobrinhos ou primos). Se tiver, a herança será dividida entre eles e o companheiro sobrevivente.

  • Imposto incide sobre herança?

O Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de quaisquer Bens ou Direitos, ou ITCMD, é pago apenas quando a herança ultrapassa um determinado valor. Porém, como se trata de um tributo estadual, o valor a partir do qual é necessário pagá-lo pode variar de estado para estado. O mesmo ocorre com as regras usadas para calcular os valores a serem pagos.

  • Excluídos da sucessão?

Pessoas que tiverem sido autoras, co-autoras ou partícipes de determinados crimes (homídio doloso ou tentativa deste, crimes contra a honra) contra o autor da herança serão excluídas da sucessão.

SEIS FATOS SOBRE HERANA DE FAMLIA QUE VOC DEVE SABER
SEIS FATOS SOBRE HERANÇA DE FAMÍLIA QUE VOCÊ DEVE SABER
RESPONSABILIDADE E DIREITOS EM ACIDENTE DE TRNSITO
RESPONSABILIDADE E DIREITOS EM ACIDENTE DE TRÂNSITO
AT QUANDO TEM QUE PAGAR PENSO PARA FILHO
ATÉ QUANDO TEM QUE PAGAR PENSÃO PARA FILHO

VEJA TAMBÉM

ÁREAS DE ATUAÇÕES
Direto de Famlia e Sucesses
Direto de Família e Sucessões
Direito Criminal
Direito Criminal
ATENDIMENTO
(61) 3028-6233
WHATSAPP
(61) 98139-4545

QE 40 Cj J Lt 35 Sl 102 Guara - Brasília - DF CEP: 71070-102

COPYRIGHT
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS