Em regra, a pensão ou os alimentos persistem até a data em que o filho atinja a maioridade, ou seja, até que complete 18 anos, porém, o devedor de alimentos não pode parar de pagar de forma automática, o que será explicado na sequência.
Após completar 18 anos e caso o filho continue a estudar a pensão persiste até que termine o ensino superior ou, geralmente, até que complete 24 anos, sendo que nada impede que a pensão continue a ser devida após o filho completar 24 anos.
Entretanto, independente de o filho atingir a maioridade ou os 24 anos se estiver estudando, para parar de pagar a pensão, o devedor de alimentos deve contratar um advogado de família e entrar com ação de Exoneração de Alimentos, sendo que NÃO PODE PARAR DE PAGAR ENQUANTO NÃO TIVER DECISÃO JUDICIAL.
?
Se o devedor de alimentos simplesmente parar de pagar a pensão com a maioridade do filho, pode sofrer ação de execução de alimentos e até ser preso, portanto, reiteramos que para parar de pagar a pensão ou os alimentos, o devedor tem que contratar um advogado de família e ajuizar a ação de Exoneração de Alimentos.
?Além da maioridade, o filho perde a pensão se casar, conviver em união estável ou conseguir manter a própria subsistência, o que será analisado caso a caso quando o devedor de alimentos entrar com a ação de Exoneração de Alimentos. sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.
QE 40 Cj J Lt 35 Sl 102 Guara - Brasília - DF CEP: 71070-102